Publicidade

O papel dos diáconos e diaconisas

62 Comentarios

O papel dos diáconos e diaconisas

O papel dos diáconos e diaconisas
Imagem: O papel dos diáconos e diaconisas

A palavra “diácono” vem de uma palavra grega (diáconos), quer dizer “atendente” ou “servente”. A mesma palavra descreve escravos, empregados e obreiros voluntários, pois, a ênfase não está na posição da pessoa, mas relacionado ao seu trabalho na seara do Senhor.

Na Igreja primitiva, à medida que suas necessidades aumentavam, era necessário organizar a distribuição de alimentos para os pobres. Os apóstolos precisavam concentrar-se na pregação da Palavra; dessa maneira escolheram entre eles, sete homens de boa reputação, cheios do Espirito Santo e de sabedoria, para auxiliar no atendimento às viúvas. (At 6.3)

Conheça aqui! A importância da teologia para o seu ministério.




Algumas Funções do Diácono

Precisa ser um assíduo e comparecer nos cultos, participar da Escola Bíblica Dominical, reuniões de oração, cultos de libertação, culto de Doutrinas, e as reuniões administrativas, e quaisquer outras atividades realizadas na Igreja.

  1. Participar sempre que designado, auxiliando o Pastor no culto da Santa Ceia, onde atuará na distribuição do Pão e do Cálice do Senhor.
  2. Ajudar no que for necessário pela boa aparência da sua Igreja, procurando manter tudo limpo e organizado, para que todos tenham uma boa impressão do zelo para com todos os objetos e utensílios no templo do Senhor.
  3. Deverá ser sempre o primeiro a chegar e o último a sair dos cultos, ajudando os demais irmãos na limpeza e organização da Igreja.
  4. Recepcionar aos irmãos e visitantes nos cultos, com alegria e hospitalidade; ficando à porta recepcionando-os à medida que forem chegando.
  5. Ajudar na oração ao Senhor, pedindo-Lhe orientação e bênçãos para o trabalho que será realizado na igreja.
  6. Estar sempre observando o andamento e as necessidades no culto, ou seja, a qualquer sinal que aconteça, inclusive de servir água no Púlpito para os ministros.
  7. Ajudar no recolhimento das ofertas e dízimos com responsabilidade entregando tudo na tesouraria da igreja na mesma forma em que lhe fora entregue.
  8. No inicio e no término do culto, entregar e recolher hinários, harpas, pastas e papéis que ficarem sobre os bancos, organizando-os para os próximos cultos ou trabalhos, que ocorrem na igreja.
  9. Estar pronto para atender as solicitações determinadas pelo Pastor, apagar as luzes dentro e fora da Igreja, fechar as portas e portões corretamente, depois que todos saírem.
  10. Promover a assistência social aos crentes cuidando dos membros da igreja, participando das obras e visitas assistenciais aos carentes, idosos, deficientes físicos, enfermos, viúvas e os necessitados.
  11. Sempre promover a paz e a união entre os membros da igreja. Opor-se as murmurações e partidarismos, sem buscar seus interesses pessoais.

Qualidades para ser Diácono

(1 Tm 3:10). A conduta do diácono deve ser tão boa que ninguém tenha do que o acusar. Este reconhecimento deve ser por parte da igreja e também da sociedade.

Deve conservar o ministério da fé com a consciência limpa; Não cobiçosos de sórdida ganância; Irrepreensíveis; Respeitador; Um exemplo na família; De uma só palavra; Não dado ao vinho.




AS DIACONISAS

A passagem bíblica mais próxima, que dá a entender a existência de diaconisa está no livro de (1 Timóteo 3:11) – “Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias, e fiéis em tudo”, parece que esta passagem dá a entender, também, tratar-se de esposas de presbíteros e diáconos, visando um comportamento digno, a fim de que seus maridos, obreiros, não encontrem empecilhos no desempenho de suas funções.

A mulher como cooperadora:

O Apóstolo Paulo menciona vários nomes de irmãs cooperadoras na obra – Romanos 16:1, 6 e 12 – “1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é serva da igreja que está em Cencréia; 6 Saudai a Maria, que muito trabalhou por vós. 12 Saudai a Trifena e a Trifosa, que trabalham no Senhor. Saudai amada Pérside, que muito trabalhou no Senhor.” Lembramos, que hoje na igreja, há grande número de irmãs cooperadoras.



Vídeo: Treinamento para Obreiros e Líderes




* DICA IMPORTANTE: GOSTARIA DE BAIXAR O NOSSO EBOOK DO CURSO DE OBREIRO APROVADO 100% GRATUITO - CONFIRA AQUI!

Veja também:


O Curso de Teologia universidade da bíblia é bom



ETAPAS DO CURSO - CURSO PARA OBREIRO EVANGÉLICO

  1. Introdução
  2. Obediência à palavra e ao Ministério
  3. A vida Espiritual do obreiro
  4. Como agir na família, na Comunidade e na Igreja
  5. Uma vida de submissão à Deus
  6. A importância da teologia no seu ministério
  7. Conselhos práticos para o dia a dia
  8. Como se comportar no púlpito
  9. O papel dos diáconos e diaconisas
  10. O papel dos presbíteros
  11. O papel dos Pastores
  12. A importância da fidelidade


Recomendamos: Está à procura de um curso que ensina Teologia de Verdade. Saiba mais aqui: https://bit.ly/TeologiaPraValer




#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

62 comentários:

  1. Jesus diz: não podemos servir a dois senhores pois ou vamos agradar a um ou desagradá a outro, neste caso pra ser diácono ou diaconisa no mínino tem que ser solteiro e desempregados e Deus o criador da família não ficaria contente com um pai ou mãe ou esposa ou esposo ausente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa passagem sobre dois senhores era Dinheiro e Deus. Diáconos não precisam ser solteiros. Esses serviços dentro da igreja é tudo durante o culto e pro culto. Deus sempre em primeiro lugar. Se meu esposo fosse diácono, com certeza eu estaria satisfeita com o trabalho dele. Até porque é proeu Deus, que amo acima de todas as coisas. Essa é minha visão conforme a palavra de Deus. Abraços e a Paz

      Excluir
    2. Exatamente , fala sobre servi a Deus ou o dinheiro a palavra de Deus é bem claro que temos que amar Deus sobre todas as coisas até mesmo filhos e famílias pq quem não o ama em primeiro sobre todas as coisas não é dingno dele pq ele nos amou primeiro dando seu único filho primogênito pra morrer por nós

      Excluir
    3. Deus so chama pessoas bem ocupadas para trabalhar na Obra, Ele nunca conta com o desocupado, sou casada mae de tres filhos nunca deixei de trabalhar na casa do Senhor, é verdade que qyabdq são crianças requerem mais atenção, mais não impedem de servirmos ao Senhor, e privilégio.

      Excluir
    4. Sou diaconisa casada e tenha três filhos nada me impede de servir ao meu senhor

      Excluir
    5. As pessoas têm que entender a palavra de Deus um homem e uma mulher que tem filho não vai impedir de ser um diácono e nem pedir elas se uma diaconisa

      Excluir
    6. Meu irmão paz .
      Nao sei onde voce encontrou isso .

      Excluir
    7. Este é um diacono para sua igreja,diacono não é faxineiro...pode até ajudar as pessoas que serão contratadas para limpar a igreja,agora se for uma igreja em uma garagem é outra história,mas vejo falta de conhecimento sobre este assunto..

      Excluir
    8. Servir a dois senhores... E servir a Deus e o mundo.
      Não tem nada a ver com diaconato.
      E até melhor que sejam casados para que se evite escândalo

      Excluir
  2. Não podemos servir a dois senhores pois ou vamos agradar a um e desagradar ao outro, nesse caso diaconisa teria que ser solteira e não ter filhos pois não daria conta de tantas responsabilidade e Deus preza em primeiro lugar a família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. erilda
      bom dia
      trabalhar para o senhor não precisa ser solteira os filhos não impede nenhum mãe de trabalhar na obra do senhor, faz eles ir mais a igreja porque sempre estão juntos, acabo se envolvendo mais na igreja.

      Excluir
    2. Bernardinho Feitosa
      Pra Deus não existe a palavra impossível. Seja a mulher casada ou solteira Deus vai agir como ele quer,filho não impede ninguém de adorar a Deus e outra,buscai a Deus em primeiro lugar e as demais coisas vos serão acrescentadas.

      Excluir
    3. Vc tem que entender que nunca é tarde para servi o senhor no Deus mesmo estando casada ou com filho o importante é morrer com Cristo Jesus para ter a vida eterna , que fique bem claro para vc meu amigável amigo.

      Excluir
  3. sou casada tenho 5 filhos e sirvo ao Senhor dr todo coração e não tem impedimento nenhum e sim a pessoa se organizar,pois culto é sempre a noite não existe impedimento nenhum se não se você mesmo,e seus pensamentos egoistas de querer prender seu companheiro ou companheira de fazer o querer de DEus.Deus quando escolhe não tem pr onde correr.Amém

    ResponderExcluir
  4. Como a igreja reage ao saber q uma diaconisa mantém um relacionamento com um homem casado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o comportamento da igreja deve ser rever sua situação e não concordar com seus atos e afastar a pessoa. Pois está em pecado e ainda podes destruir uma congregação...

      Excluir
    2. Pecado a irmã está pecando jamais poderia ser uma diáconisa ou ter qualquer outro cargo. E a igreja se sabe deveria afasta lá das suas funções. Com a palavra de deus não se brinca a paz do senhor

      Excluir
  5. Quero.saber.mas.que.uma.diaconicia.faz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que diz respeito as coisas do templo e andamento do culto.nao nas coisas espirituais (pastor)
      É como se fosse uma cerimonialista em um casamento...ela cuida de tudo menos da benção (pastor)

      Excluir
  6. Muito forte gloria Deus lição. De vida espiritual.meu prazer e é sempre sera servi.

    ResponderExcluir
  7. Fico muito feliz com tantas palavras linda Tocantins tenho o prazer em fazer parte das obras de Deus

    ResponderExcluir
  8. Amo servir a DEUS de todo meu coração

    ResponderExcluir
  9. Deus seja louvado.Quero aprender mais sobre corpo Diacional.

    ResponderExcluir
  10. Lindo maravilhoso, quero continuar servindo a Deus e a todos que precisabem.

    ResponderExcluir
  11. Estou na curiosidade para saber qual é o papel da Diaconisa na igreja,pois estou sentindo no meu coração q o azeite vai derramar sobre minha cabeça para diaconisa, Louvado seja o nome do Senhor 🙏🙏,fui consagrada a auxiliar de círculo de oração,Ms estou sentindo q o Senhor vai me da Ms um cargo 🙏🙏🙏 faço a obra com muito amor 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Eta glória a Deus fiel como eu gosto de fazer a obra sou vice de um presbítero na minha igreja tenho esposo mas não me atrapalha em nada e ele ainda não é evangélico mas eu mim dou na obra glória a Deus

    ResponderExcluir
  13. Sou Diaconisa a 9 anos amo servi a Deus!!Ganhei o meu esposo pra JESUS CRISTO!! Foi luta paguei o preço mas o Senhor me deu a vitória!! Mas quero saber mas muito mas de como Diaconisa devo fazer!! Sou muito temente a Deus!!não gosto de quem faz a obra de Deus relachadamente!pois temos que fazer a obra de Deus com ordem e decência!!
    A paz do SENHOR JESUS CRISTO a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente marido filhos não em pedi de Deus nós levantar na sua obra tenho três anos qe sou evangélica e meu esposo ganhei ele pra Jesus também como meu amor em Jesus focando no meu alvo qe e Jesus tive a minha vitória também paguei um preço mais louvado seja o nome do senhor Jesus

      Excluir
  14. Sou Diaconisa à 8 anos. Amo servir a Deus. Ele em primeiro lugar na minha vida. A ele toda honra, toda glória e todo o louvor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Sou casada tenho uma filha e meu esposo ñ é servo do senhor ainda .E sou diaconiza e nada mim empede de trabalha na caso senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Amada, tudo bem? Obrigado pela pergunta! Na minha humilde opinião e, acredito que também a de muitos, não vejo nenhum problema, ainda que, alguns pensem ao contrário. Mas, como a irmã bem disse. Ainda não! Encontrei um artigo muito interessante, com base bíblica, que pode ajudar a irmã ter mais entendimento nesta situação. Acesse aqui: http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/vida-crista/esposas-em-angustia/

      Excluir
  16. Eu fui ungida a diaconisa com 15 anos, sempre fiz a obra do senhor com muito amor. Porém infelizmente ando fazendo algumas coisas que não agrada ao senhor e eu não sei o que faço..��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ore ao Senhor, se arrependa, abandone tudo aquilo que desagrada ao Senhor, volte a presença Dele, por que louvado seja Deus ..Ele é fiel e justo para nos perdoar...Ele anseia pelos seus... amém

      Excluir
  17. Qual a funcao de uma diaconisa na célula?

    ResponderExcluir
  18. O diácono pode disciplinar o membro na igreja

    ResponderExcluir
  19. Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus entendam que não existe base bíblica para sustentar essa hipótese de diaconisas presbitera, pastoras entendam o por que.
    Atos 6 vemos a instituição diaconal homens em 1timoteo2.9a15 vemos os deveres das irmãs
    E no capítulo 3 vemos os deveres dos bispo e diaconos e não (bispas e diaconisa) em Gênesis 3.6-9 Eva e depois Adão e mesmo assim o cobra de Adão o homem é o cabeça da mulher como Cristo é o cabeça da igreja 1corintios 12.27 é bom também observa que Paulo em suas saldacoes não menciona diaconisa ou presbitéra ou pastora 1corintios 11.3 filipenses 1.1 não tenho dúvidas de Gênesis a Apocalipse a bíblia fãla de mulheres extraordinárias que inclusive ajudaram a sustentartar ao ministério de Jesus mais quanto a liderança o homem ainda é o cabeça da mulher e não aceitar isso e o mesmo que dizer que a bíblia está errada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Amado! Gostei do seu comentário e concordo com alguns pontos, em relação a Pastora e Presbítera, a Bíblia não as menciona. Em nosso estudo, não digo que existem estes cargos para mulheres, na verdade, apresentamos uma abordagem bíblica sobre o assunto, sendo que, fica a critério de cada denominação a interpretação e a disposição dos cargos em seu ministério. Obrigado, pelo comentário. Lembre-se! Desde o dia do Senhor até os dias de hoje, as mulheres têm desenpenhado um excelente papel de cooperação na Obra do Senhor.

      Excluir
  20. tenho cargo de diaconisa na igreja e o pastor deixou bem claro que tínhamos que da importância pro cargo e disse também que a igreja era uma Impresa e que tinha que ser tudo como tal . me entreguei total ao cargo devido ele ter falado que era como Impresa da o seu melhor eu não sabia o que era ser diaconisa e por isso agir assim só que agora ele disse que não podemos da tanta importância pro cargo o que devo fazer

    ResponderExcluir
  21. Meu pastor Perguntou hoje se eu queria ser diaconisa agora lendo essas coisas deu até medo Vixe que Deus me guarde Graças a Deus eu procuro andar na presença de Deus mas eu acho que eu não mereço não sei não Deus sabe eu quero servir se eu não sirvo para servir eu não sirvo para viver eu gosto de servir Tomara Que Deus tenha misericórdia de mim me ajude

    ResponderExcluir
  22. vamos trabalhar meu povo amado,com muito carinho,moisés disse;senhor não falo direito,sou pesado de linguá,Deus não seja por isso providenciou Arão,como diz eu falo contigo e tu falas com arão e Arão falas ao povo.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite?hj sou uma nova diaconisa,sei que tenho muito que a prender para fazer a obras de Deus,sou casada e sei que Deus tem um propósito para minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém amada!se ele te escolheu e porque realmente tem um propósito na sua vida.Eu também sou nova sua diaconisa, se Deus nos chamou temos que obedecer e fazer o melhor para ele.Fica na paz do Senhor Jesus.

      Excluir
  24. Boa noite amados irmãos
    Estou gostando muito de ser Diaconisa da casa do senhor
    Porém desejo ser uma Missionaria
    E gostaria de receber algumas dicas para ser ganhadora de Almas pro senhor Jesus
    Irmãos me ajudem a fazer a obra do senhor!!!

    ResponderExcluir
  25. Sou diaconisa nao entendo muito sobre a biblia mas aos poucos estou aprendendo é muito bom servir ao nosso senhor jesus.

    ResponderExcluir
  26. Sou diáconisa da casa do pai poren eu nao consigo pregar mim ajudem mim de alguma dica pf Deus abençoe

    ResponderExcluir
  27. A onde fica , primeiro Deus,de depois sua família ,e terceiro a obra estão invertidos as coisas q agora vc tem que viver dentro da igreja .
    Será que estou errado meu pensamento?

    ResponderExcluir
  28. A paz do Senhor muito importante...saber que podemos a cada dia aprender..como devemos nos comportar,e servir ao Pai com eterna gratidão..Quero ser melhor a cada dia.Obrigado por me ajudar ..Amem Parabéns

    ResponderExcluir
  29. Fui separada para diaconisa estou
    muito feliz

    ResponderExcluir
  30. Muito bom esta por dentro dos cargos e suas funções

    ResponderExcluir
  31. diácono quer dizer servente,e servente faz o que??serve não é?? quem foi o primeiro a nos servir??não foi Jesus??que veio enviado pelo Pai,curou,libertou é tantas coisas mais Ele fez e faz até hj por nós,sou diaconisa na casa do Senhor e amo servir esse Deus maravilhoso.que o Senhor abençoe a tds🙏🏼

    ResponderExcluir
  32. Sou diaconisa da casa do senhor ,e um trabalho q faço com muito amor.Deus me confiou em mim com ajuda do espírito santo cuido da casa do senhor.

    ResponderExcluir
  33. Sou diácono a pouco dias e foi a melhor coisa que já aconteceu na minha vida já fazia a obra de Deus com muito amor agora vou fazer com mas amor é muito bom ser servo de Deus é servilo com muito amor paz do senhor Jesus Cristo Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Amado, louvado seja Deus! Obrigado por seu comentário, Deus abençoe sua vida e ministério. Amém!

      Excluir
  34. Eta jesus. Eu sou serva do senhor e quero muito ser uma diaconisa

    ResponderExcluir
  35. a paz do senhor tenho 30 anos vervindo o senhor criei meus filhos na obra agora crio três netos na preença e nunca me atrapalharam hoje tenho 67 anos continuo drigindo três igrejas e cuido da minha casa nosso Deus é zelozo.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas