Publicidade

7 Ensinos para Fazer a Obra de Deus com Excelência

22 Comentarios
7 Ensinos para Fazer a Obra de Deus com Excelência
7 Ensinos para Fazer a Obra de Deus com Excelência

7 Ensinos para Fazer a Obra de Deus com ExcelênciaNeste artigo, preparamos sete ensinos poderosos para Obreiros, que pretendem fazer a obra de Deus com zelo e dedicação.

Com estes ensinos, você será capaz de identificar os pontos fortes e fracos em seu ministério. Em seguida, verificar e pôr em prática aquilo que necessita ser melhorado na sua vida pessoal e ministerial. Pois, o principal intuito é fazer o melhor na Obra de Deus.

Desta maneira, destacamos os 7 Ensinos para Fazer a Obra de Deus com Excelência. Por isso, leia atentamente até o final, medite e absorva aquilo que é necessário para sua edificação espiritual.

7 Ensinos para Fazer a Obra de Deus com Excelência

1) Identifique a sua posição espiritual?

Saber qual é a nossa posição espiritual no reino de Deus fará toda à diferença. Pois, quando entendemos e compreendemos, que fazemos parte da guerra espiritual entre a luz e as trevas, aí tomamos uma posição. Lembre-se! Deus não está em guerra com o diabo, mas sim, o homem, que precisa se posicionar com as suas armas espirituais recebidas de Deus, contra o inimigo invisível.

Como seguidores de Cristo, devemos dar continuidade naquilo que o mestre veio fazer. Veja: "Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo."1 João 3:8

Além de conhecer aquele que nos salvou é preciso saber o que ele deseja que façamos, ou seja, o que ele espera de nós como servos (obreiros) obedientes. Certa vez Jesus disse: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." João 6:38

A melhor maneira de entender a vontade de Deus para sua vida é submeter-se a palavra de Deus. Pois, a Bíblia contém as mensagens e os ensinos de Deus para humanidade. Nela, somos ensinados a desenvolver a nossa jornada de fé, para vencermos o poder do inimigo no nome de Jesus.

Em Romanos 12:1,2, fica claro que devemos moldar a nossa mente, pensamentos e atitudes na Palavra do Senhor. Para que possamos ser transformados e renovados pela palavra. Fazer a obra de Deus não é uma tarefa fácil, porém, tudo o que você fizer será recompensado por Deus nesta vida e muito mais na vindoura. (Marcos 10:30)

2) Deus capacita os seus escolhidos

Todo Obreiro Aprovado precisa fazer a obra de Deus com excelência. Para isso, deverá seguir a mesma recomendação do Apóstolo Paulo dada ao seu amado discípulo Timóteo que diz: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15

É imprescindível que o homem e a mulher de Deus busquem sempre aprimorar e aplicar os seus conhecimentos obtidos, por intermédio do estudo continuo da Palavra de Deus. Pode ter certeza, que Deus se agrada daqueles que tem o interesse de fazer o melhor na obra de Deus. Após ler este artigo, volte e leia este que recomendamos: 21 Dicas De Como Estudar A Bíblia!

Não precisamos ressaltar a importância do aprendizado das Escrituras. Pois, como você poderá agradar aquele que não conhece? Por meio das Escrituras Sagradas, temos a revelação e a manifestação de quem é Deus; seu caráter, planos e projetos para a humanidade. (Hebreus 4:12)

Portanto, todo conteúdo baseado nas Escrituras sem fugir dos seus princípios e ensinos genuínos é bem-vindo para nossa edificação espiritual. A palavra de Deus diz que somos edificados uns pelos outros. Com certeza, existem ótimos conteúdos de autoria cristã disponível em nossos dias.

3) Mantenha o foco e faça discípulos

Sem menosprezar ninguém, acredito, que Deus não quer uma Igreja cheia de membros, mas sim, uma Igreja preparada com discípulos. Basta observarmos a ordenança do Senhor Jesus que diz: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28:19)

O discipulado bíblico é algo primordial para dar continuidade nos trabalhos da Igreja em nossos dias. Ao contrário de muitos pensamentos, o papel do discipulado não se restringe apenas ao Pastor ou Líder Eclesiástico. Mas, também, de todos aqueles que estão preparados e capacitados pelo Espirito Santo de Deus. (Lucas 6:40)

O verdadeiro discípulo procura ser um imitador de Cristo, pois, seu compromisso não é agradar aos homens, mas sim, servir em obediência e agradecimento a Deus. O Senhor Jesus se preocupava com muitas pessoas. Porém, acredito, que a sua maior preocupação naquele momento, além de fazer a vontade de Deus, era ensinar e direcionar os seus 12 discípulos.

Por isso, aprenda e dedique-se ao máximo ao que aprendeu. Porém, não se esqueça de compartilhar o que aprendeu com outros irmãos na fé. Assim, você estará obedecendo a uma ordenança bíblica, agindo em conformidade com a Palavra de Deus. O Senhor Jesus disse: Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. (Lucas 22:32)

4) Usa os dons que Deus te deu

Por meio da Palavra de Deus e da ação do Espirito Santo em nossas vidas. Somos capacitados para as boas obras, conforme este escrito: Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:10)

Mesmo que eu não saiba quais são os meus dons espirituais para atuar na obra de Deus. Posso servir ao Senhor e ao próximo através do amor de Deus e das ações de fé na Palavra de Deus. Todavia, sei que existem dons especiais dados por Deus para sua obra e para a Igreja. Mas posso contribuir na obra do reino com aquilo que Deus me deu pelo seu amor e misericórdia.

Ester era uma jovem israelita que se tornou rainha da Pérsia, após ser escolhida pela sua graça e beleza.  Para livrar o seu povo de uma grande destruição, ela foi muito corajosa arriscando sua própria vida ao ir na presença do rei Assuero, sem ser chamada. Deus deu beleza, graça e inteligência a Ester, no momento da necessidade, ela usou o que havia recebido de Deus para salvar o seu povo.

Ester e Mardoqueu foram usados como canal de bênçãos nas mãos de Deus, no livramento do povo israelita de seus inimigos opressores. A simplicidade, o laço em família e desejo no coração de livrar o povo da mão dos inimigos, foram cruciais para servirem a Deus com zelo e excelência.

Assim, a melhor maneira de descobrir aquilo que Deus te chamou para fazer é examinar as suas motivações. Por isso, observe o que te motiva e faz o seu coração bater mais forte, dando ânimo e alegria ao fazer a obra do Senhor. Quando achar, talvez, este seja o seu chamado especial dado por Deus.

5) Desenvolva seu altar de oração

Toda pessoa que possui um chamado especial e desenvolve um altar de oração, recebem respostas da parte de Deus. Pois, é através da oração e intercessão que falamos e mantemos um contato com Deus. Por meio da oração, grandes líderes do passado, alcançaram o favor de Deus.

Lemos nos evangelhos, que Jesus não fazia nada, sem antes falar com o Pai em oração. O Senhor chegou a passar noites inteiras em oração (Lucas 6:12). Todavia, também, nos deu a base e o modelo de como orarmos na presença de Deus “A oração do Pai nosso”. (Mateus 6:6-13)

Contudo, não faltam exemplos de oração na Bíblia que demonstram a sua necessidade e eficácia. Na batalha contra o mal, as nossas armas são espirituais e poderosas em Deus (2 Coríntios 10:4). O Profeta Daniel orava 3 vezes ao dia; O Salmista Davi louvava e orava constantemente. Sem, falar Abraão, Moisés, Jacó e muitos outros, que mantinham uma vida de oração ativa.

Por isso, mantenha uma vida de oração ativa e saudável na presença de Deus. O seu altar de oração não se limita apenas quando está na Igreja. Mas sim, no seu quarto, na sua casa e no seu trabalho, ou seja, em todo lugar, onde você reserva um tempo e tem uma hora marcada com o Senhor.

6) Faça parte do corpo de Cristo

Fazer parte do corpo de Cristo que é a Igreja, onde Jesus é o cabeça e cada de um nós como membros e partes desse corpo (1 Coríntios 12:12-31). Vai muito além de um templo físico cheio de pessoas. Aqui, vale entender bem o conceito da morada de Deus na terra. Pois, nós somos a morada de Deus na terra, como esta escrito em 1 Coríntios 6:19,20.

Cada um de nós somos Igreja, onde o Espírito Santo faz a sua morada. Pois, quando nos reunimos, formamos a Igreja e, o Senhor se faz presente. Porque onde houver 2 ou 3 em nome dele, ele se faz presente (Mateus 18:20).  Por isso, é importante compreender o nosso papel em relação a este corpo, ou seja, cada um de nós tem o seu grau de importância na obra do Senhor.

Aprenda mais sobre a Igreja Espiritual, pois, ela difere das práticas da Igreja carnal e terrena. Paulo, na sua primeira carta aos coríntios no capítulo três, expressa bem este conceito. A Igreja de Corinto tinha muitos membros e possuía muitos dons, porém, o Apóstolo a chama de Igreja carnal. O que será que estava acontecendo ou faltando, para que Paulo se referisse aos irmãos da Igreja daquela maneira?

Bem, a resposta esta lá mesmo a partir do versículo 3 (três) em diante. No texto, Paulo fala sobre as invejas, divisões e dissensões que havia entre os irmãos da Igreja. Assim, vemos o seu ensino de exortação, devido aos comportamentos diferentes dos ensinos do Salvador (Jesus) em relação ao amor ao próximo. Posteriormente, Paulo ensina que tudo que fizermos sem amor, de nada adiantará. (1 Coríntios 13:1-13)

Portando, aprenda mais sobre este conceito de Igreja Espiritual e pratique o máximo em sua vida pessoal e ministerial. Pode ter a certeza de que os frutos gerados e colhidos estarão de acordo com a Palavra e vontade de Deus para você.

7) Cuidado com o orgulho

O orgulho é algo muito perigoso para os homens e mulheres que fazem a obra de Deus. Pois, quando fazemos a obra de Deus toda honra, glória e louvor pertencem a ele. O Senhor diz o seguinte na sua palavra: "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei..." (Isaías 42:8)

Muitos obreiros (as) acabaram se corrompendo no decorrer do seu chamado. Porque pensava que louvava e pregava melhor do que outros. Julgou que podia agir de qualquer maneira diante de Deus, porque era Pastor, Missionário ou Diácono, ou seja, exaltaram a si mesmos. Sem parar fazer uma alta análise, pensando que estavam fazendo a coisa certa, mas estavam enganados. Deus não tolera tais comportamentos. (Ezequiel 34:2)

Em 2 Reis 5, fala de um homem chamado Naamã, capitão do exército da Síria, por quem o Senhor havia dado muitas vitórias. Um homem que era muito valoroso, porém leproso. Embora, fosse um homem cheio de habilidades e conquistas, porém, precisava reconhecer que tudo o que tinha provinha das mãos de Deus. Pois, para ser curado da sua lepra, foi necessário se humilhar diante de Deus.

Existe um versículo poderoso na palavra de Deus que é a chave para entendermos esta parte do texto. Que diz assim: O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra (Provérbios 15:33)

Por isso, é necessário sempre reconhecermos as nossas falhas e reavaliarmos as nossas ações e posturas diante de Deus. Se for necessário mudar, que sejamos humildes o suficiente para o fazer sem hesitar. Pois, é necessário nos diminuir para que ele apareça. (João 3:30)

Se você gostou do nosso artigo "7 Ensinos para Fazer a Obra de Deus com Excelência" deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos e familiares.



Você também pode gostar: 10 Melhores Bíblias De Estudos Atualmente No Brasil

10 Melhores Bíblias De Estudos Atualmente No Brasil


Recomendamos: Está à procura de um curso que ensina Teologia de Verdade. Saiba mais aqui: https://bit.ly/TeologiaPraValer





#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

22 comentários:

  1. Excelente texto!
    Tenho gostado bastante de receber esses posts.
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este ensinamento, aprendi muito.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. gostei muito toda honra e glória é dada ao nosso Deus por Jesus Cristo Salvador

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelas dicas é sempre bom aprendermos cada vez mais da palavra do Senhor para pegarmos a sua palavra,continue com esse trabalho mais que especial de passar conhecimento para o próximo.

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus por esse estudo muito edificante

    ResponderExcluir
  6. Para mim foi de grande aprendizado ,pois estou fazendo o curso de obreira. Oro a DEUS que eu seja aprovada por ele .Estou muito feliz por ter este ensino como vocês

    ResponderExcluir
  7. Para mim foi de grande aprendizado ,pois estou fazendo o curso de obreira. Oro a DEUS que eu seja aprovada por ele .Estou muito feliz por ter este ensino como vocês

    ResponderExcluir
  8. Para Deus toda onra é Glória
    Que ele nos capacita cada dia mais

    ResponderExcluir
  9. Sempre edificando. Glória a Deus

    ResponderExcluir
  10. Muito bom obrigado por estas palavras

    ResponderExcluir
  11. Gloria a Deus...a paz do Senhor Jesus povo de Deus.
    Adorei aprender e saber como devemos ser um verdadeiro(a) obreiro(a) do Senhor. QUE DEUS CONTINUI ABENÇOANDO ESSA EQUIPE DE MISSÕES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Glórias a Deus! Agradecemos seu comentário Deus abençoe!

      Excluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas