Publicidade

7 Erros Fatais que um Obreiro de Valor deve evitar a todo custo

21 Comentarios
7 Erros Fatais que um Obreiro de Valor deve evitar a todo custo
7 Erros Fatais que um Obreiro de Valor deve evitar a todo custo

7 Erros Fatais que um Obreiro de Valor deve evitar a todo custo - No artigo de hoje, abordaremos os sete erros fatais, que um servo de Deus deve evitá-los no seu ministério, para ser um Obreiro de Valor aprovado por Deus. Embora, existam outros pontos a serem observados. Todavia, quero me ater somente aos 7 erros fatais, que devem ser evitados a todo custo.

Se você chegou neste artigo, não foi o acaso. Pois, não acredito em acaso. Apenas creia, que Deus marcou um encontro contigo e deseja falar ao seu coração. Se por um acaso, você se sentir confrontado ou exortado por algum ensino mensurado neste artigo. Creio, fielmente, que o Senhor tem algo a te revelar. Então, abra o seu coração e deixe o Espirito Santo de Deus ministrar ao seu coração no nome Jesus. Amém!

Oração de Abertura

Pai Querido e Amado! Venho mais uma vez glorificar, exaltar e enaltecer o teu Santo Nome. Toda honra e toda glória, sejam dadas a ti em nome do Senhor Jesus! Pai, entrego nas tuas mãos essa pessoa, que lê e medita neste artigo. Desejo que este artigo não seja apenas mais uma leitura, mas sim, um grande aprendizado a ser observado na vida e no ministério dessa pessoa. Abençoa a vida e o ministério dela e, que ela possa gerar frutos e ser usada como canal de bênção nas tuas mãos poderosas. Capacita, fortalece e direciona o chamado desta pessoa, para honra e glória de teu Santo Reino, em nome de Jesus. Amém!

Antes de iniciarmos a nossa leitura, por favor, medite no versículo áureo abaixo:
De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.
2 Timóteo 2:21

7 Erros Fatais que um Obreiro de Valor deve evitar a todo custo


1) Primeiro Erro Fatal - Ser Orgulhoso e Arrogante:
Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune.
Provérbios 16:5
Existe um ditado que diz assim: “Tenho o meu jeito e não mudo, Deus me escolheu assim!”. Esta máxima é uma meia verdade. Porque, realmente, é Deus quem escolhe aqueles que estarão fazendo a sua obra. Todavia, a Bíblia menciona que todos aqueles que tiveram um verdadeiro encontro com o Senhor Jesus! Nunca mais foram os mesmos, ou seja, tiveram suas vidas impactadas e consequentemente transformadas pelo Evangelho.

Por exemplo, basta olharmos para a vida do Apóstolo Pedro cortando a orelha de um soldado para tentar defender Jesus em João 18.10. Depois, tentar comparar com o mesmo Apóstolo Pedro falando de amor fraternal em 1 Pedro 1.22. Embora, estejamos falando da mesma pessoa. Todavia, você perceberá que houve uma grande mudança de comportamento. Da mesma sorte um homem chamado Saulo, que passou de maior perseguidor de crentes, para o maior implantador de Igrejas e pregador do Evangelho da sua época. Posteriormente, passou a ser chamado de Apóstolo Paulo.

A pessoa arrogante tende a menosprezar as outras pessoas e tentar impor a sua posição. Muitas das vezes, ultrapassa todos os limites se tornando insuportável. Enfim, para o orgulhoso e arrogante falta um critério que é essencial para ser aprovado por Deus: “A Humildade”.


2) Segundo Erro Fatal - Ser Descompromissado:
Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.
Mateus 21:29,30

Quando um Obreiro age sem compromisso na obra de Deus, ele está agindo com falta de respeito não só para com seus líderes e irmãos em Cristo. Mas principalmente, para o com Deus o dono da obra. A pessoa que não tem compromisso com a obra de Deus, normalmente costuma se preocupar mais consigo mesma. Dessa maneira, acaba negligenciando e desrespeitando os demais irmãos, que o vê como exemplo para os demais.

Ao assumir qualquer compromisso, o Obreiro de Valor deverá fazer o possível para cumpri-lo. Uma vez que não o cumpre, se não houver um bom motivo para isso, o mesmo acabará caindo em descrédito para os demais envolvidos na situação. Além de desagradar a Deus. Dessa maneira, o Obreiro para ser Aprovado deve evitar a todo custo este comportamento.


3) Terceiro Erro Fatal - Agir Despreparado:

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2 Timóteo 2:15

De acordo com o texto Bíblico acima, o Obreiro de Valor deve se apresentar-se a Deus aprovado, ou seja, preparado para executar aquilo que se propôs fazer. Infelizmente, existem muitos obreiros que não buscam sabedoria e conhecimento por meio da Palavra de Deus. 

A Bíblia ensina que o Espirito Santo capacita os escolhidos. Todavia, também ensina que devemos buscar crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Se o Obreiro não tem o hábito de ler e meditar nas Escrituras Sagradas, corre um sério risco em falhar ao executar algo na obra de Deus. Pois, existe uma premissa que é primordial: “viver o que prega!”

Por isso, o preparo do Obreiro (a), por meio da Palavra de Deus, é fundamental para o seu crescimento pessoal e ministerial. A Bíblia diz que se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente. Portanto, nunca deixe de buscar o conhecimento e a sabedoria de Deus por meio das Escrituras Sagradas. Assim, poder cumprir o papel para qual foi designado a fazer.


4) Quarto Erro Fatal - Ser Desobediente:
Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Hebreus 13:17
Infelizmente, este erro tem sido muito comum em nossos dias. Isto acontece tanto por parte dos obreiros aos seus líderes como de alguns líderes, que abusam da sua autoridade. É essencial que haja o respeito mútuo entre ambos, bem como, uma submissão inteligente por partes daqueles que são liderados, em obediência à Palavra de Deus.

É importante entender que o próprio Deus estabeleceu hierarquias e atribuiu autoridade. Assim, entendemos por meio das Escrituras Sagradas, que isto se faz necessário para o bem-estar comum e o equilíbrio de todas as coisas. Cada um tem o seu papel mediante a hierarquia preestabelecida.

Por exemplo: 

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

Efésios 6:1-4

Perceba que os filhos devem obedecer os pais porque Deus atribuiu autoridade para os Pais sobre seus filhos. Porém, os Pais não devem abusar dessa autoridade sobre os filhos, devem amá-los e ensiná-los de acordo com os textos sagrados. Por isso, deverá haver respeito e harmonia familiar para  que ambos possam agradar a Deus em obediência a sua Palavra. Assim, também, Deus criou homem e a mulher e cada tem o seu papel diante de Deus.

Por isso, o Obreiro de Valor para ser honrado por Deus deverá honrar primeiro. Assim, como no servir e no obedecer de maneira inteligente. Sempre se lembrando, que o Senhor Jesus é a cabeça do corpo da igreja e nós os membros desse corpo.


5) Quinto Erro Fatal - Costuma Desistir Fácil:
E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.
Marcos 2:3-5

Esta passagem bíblica mostra, que os 4 amigos não desistiram de levar o paralítico diante de Jesus para ser curado. Esse texto ilustra bem o obreiro, que não desiste fácil. Diante da multidão e obstáculos que iriam enfrentar, eles não desistiram. Todos os obreiros, antes, de assumirem este papel deverão estar convictos do seu chamado e de sua responsabilidade para com a obra de Deus.

Em certas situações, o obreiro será abandonado por outros obreiros, que assumiram um papel e na última hora não compareceram ou decidiram não participar. Nesta hora, será necessário estar alinhado com Deus para não deixar entrar este sentimento ruim no coração. Se possível, dar continuidade nos trabalhos na obra, para que o nome do Senhor venha ser glorificado e exaltado.

Infelizmente, muitos obreiros e líderes desistem fácil, diante dessas e outras dificuldades. Por isso, quando citei no “item” 2 o descompromissado, sabia o que estava falando. Não só este, mas também, outras dificuldades em áreas como: familiar, Financeira e Pessoal.

Enfim, para ser um bom Obreiro (a) aprovados por Deus, devem aprender e suportar certas situações constrangedoras ao longo do caminho. Contudo, lembrando que todo esforço será recompensado por Deus não só nesta vida, mas principalmente na vida eterna vindoura.


6) Sexto Erro Fatal - Não dá bom testemunho:
Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
1 Pedro 2:12

Todos os homens e mulheres de Deus, que fazem a obra de Deus. Devem dar um bom testemunho, não só para os que estão dentro da congregação, mas também para os que estão de fora. Pois, são vistos como exemplo para os demais. Por isso, é imprescindível aprender com o maior exemplo das Escrituras Sagradas o Senhor Jesus Cristo.

Para ser um bom exemplo para os demais é necessário o obreiro colocar sua mente na palavra de Deus. É necessário ter um relacionamento com Deus, pois o Senhor Jesus disse: “Sem mim, nada podereis fazer”. Todos aqueles que andam na presença de Deus, deve andar pela fé na Palavra de Deus. Crendo e confiando que dele vem a resposta para todas as coisas.

A preocupação do obreiro não é agradar aos homens, mas sim agradar aquele é digno de toda honra e toda glória para todo sempre, Jesus Cristo. Por isso, o homem e a mulher de Deus devem se preocupar com seu caráter, andando sempre, na verdade, com sinceridade e humildade diante do Criador de todas as coisas.


7) Sétimo Erro Fatal - Não possui visão espiritual:
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Efésios 6:12
O Obreiro preparado reconhece esta batalha invisível. Dessa maneira, ele usa as armas espirituais e não se envolve em contendas, fofocas ou divisões entre os irmãos. Porque ele sabe que existe uma batalha espiritual acontecendo seja no lar, no trabalho ou até mesmo na Igreja. Todavia, procura andar em amor ao próximo em obediência a palavra de Deus, no nome de Jesus Cristo!

Olha que a Palavra de Deus diz:
Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina:olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal,testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.
Provérbios 6:16-19

Por isso, o Obreiro que está atento, deve desviar desses comportamentos ruins. Pois, mesmo sendo falho e podendo pecar, deve se esforçar ao máximo em buscar a presença de Deus.  Porque é através da ação do Espirito Santo na sua vida, que poderá vencer o mal que o rodeia.

Enfim, o Obreiro de Valor deverá ter uma vida consagrada e dedicada exclusivamente a Deus. Buscar ter uma visão espiritual pela Palavra de Deus e vencer o mal pela fé e através da sua confiança em Deus. Assim, com certeza alcançará ótimos resultados.

Se você gostou do nosso artigo "7 Erros Fatais que um Obreiro de Valor deve evitar a todo custo" deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos e familiares.


Recomendamos: Está à procura de um curso que ensina Teologia de Verdade. Saiba mais aqui: https://bit.ly/TeologiaPraValer






#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

21 comentários:

  1. Bom dia gostei muito precisAva ler os ensinamento para entender

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus!!!Jesus Cristo é o Salvador!!!Amém!!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Paz do Senhor irmão, passa seu email que te envio por lá. Deus abençoe! Responde aqui nessa mensagem!

      Excluir
  4. Uma benção esse estudo, Deus continue abençoando os envolvidos desses maravilhosos estudos...

    ResponderExcluir
  5. DEUS abençoe grandiosamente muita luz paz obrigado muito edificante!

    ResponderExcluir
  6. A paz meu querido irmão,gostei muito desse artigo,me ajudou muito, Deus continue lhe usando.a paz.

    ResponderExcluir
  7. Amém ,gostei muito desse artigo,me ajudou muito a aprender mais sobre como ser um obreiro aprovado,Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Agradeco a Deus por eate ensinamento Deus abençoe todos

    ResponderExcluir
  9. gratidão pelo ensinamentos Deus abençoe 📖🙏🏼

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas