Publicidade

A revelação de Deus geral vs especial (Tipos de Revelação)

Comentarios

A revelação de Deus geral vs especial (Tipos de Revelação)
A revelação de Deus geral vs especial (Tipos de Revelação)
 

As diferentes revelações e manifestações de Deus

A Bíblia traz descrições fascinantes, acerca das diferentes revelações e manifestações de Deus. Neste artigo, abordarei alguns desses relatos mencionados nas Escrituras Sagradas. Pois, ao longo de todo conteúdo, conheceremos um pouco mais sobre quem é o nosso Deus (Pai). A maneira e, porque se decidiu revelar-se. Também, até o final desse artigo, tentarei responder a seguinte pergunta:


– Como podemos nos relacionar verdadeiramente com um Deus real e, ao mesmo tempo, invisível? 


Ao expor meu entendimento sobre as revelações e manifestações de Deus, não pretendo esgotar o tema sobre o assunto. Talvez, um pouco de teologia sistemática possa nos ajudar em nossa jornada de conhecimento de Deus. Sem querer menosprezar a teologia, pois, farei uso dela sempre que for necessário. Porém, o meio principal da minha explanação será por meio da palavra de Deus e algumas experiências espirituais, que obtive ao longo da minha vida cristã. 


Na busca incessante sobre quem é o Deus real e Invisível revelado nas Escrituras Sagradas. Descobri algo interessante! Tanto no velho e no novo testamento, Deus falou e se revelou de várias maneiras. Em dados momentos da história, sua manifestação foi percebida de forma natural e sobrenatural. Na teologia sistemática, poderíamos classificar essas formas de revelações da seguinte maneira: “Revelação Geral” e “Revelação Especial.”


Tratarei dessas formas da revelação de maneira clara e objetiva. Pois, meu intuito é ajudar você, caro leitor! Na busca por mais conhecimento da parte do Deus revelado, fora e dentro das Escrituras Sagradas. Sabemos, que foi a vontade perfeita e soberana dele fazer-se conhecido pela sua criação. Num relacionamento fiel e verdadeiro se faz necessário, que ambos sejam conhecidos um do outro. Pois, ninguém se relaciona com quem não conhece. Não é verdade? Enfim, entenderemos melhor este conceito no decorrer deste artigo.


A revelação Geral

Deus decidiu revelar-se de forma geral a todos os homens, pois, seus atributos divinos e seu eterno poder podem ser vistos e compreendidos claramente, por meio da criação. (Romanos 1.19-20) Em outras palavras, o Apóstolo Paulo, pela inspiração do Espírito Santo, está nos informando que através de toda criação, ou seja, todo o cosmos. Pela sua perfeição e riquezas de detalhes do mundo criado, o homem pode observar e saber que existe um Criador. Paulo informa que o homem fica indesculpável ao dizer que não existe um Deus.


A ciência explica que para haver vida na terra, todos os outros planetas, o sol e a lua estão bem posicionados e trabalham de maneira perfeita. Por exemplo: se a lua se aproximasse um pouco mais da terra, com certeza, a vida terrena seria dizimada, devido aos problemas com a gravidade, ou seja, a força das mares. Assim, como o Sol e os outros Planetas estão posicionados e distanciados da terra na medida exata, para que a vida em nosso planeta não seja afetada. Podemos verificar que existe harmonia e ordem em toda criação. 


Enfim, de acordo com as Escrituras Sagradas, pela observação e percepção dessas informações, o homem pode raciocinar e compreender que só pode haver um criador para que haja tanta riqueza de detalhes. Além disso, a variedade de vidas criadas existentes, visíveis e invisíveis aos nossos olhos. Basta observamos a complexidade da vida humana, cada órgão funcionando perfeitamente no seu devido lugar, sem que você tenha algum controle sobre os mesmos. É realmente complicado dizer que o homem não é um ser consciente dessas coisas. Aliás, a Bíblia demonstra que o Criador fez todo homem com essa consciência, ou seja, que todo homem sabe que existe algo maior. Mesmos àqueles, que dizem não acreditar em Deus, talvez, seja por escolha ou mera teimosia mediante estes fatos. Mas cabe a cada um acreditar ou não no que achar melhor.


A revelação especial

A revelação especial refere-se a Bíblia, que é a Palavra de Deus. Pois, através das Escrituras Sagradas, temos mais detalhes acerca do Deus invisível. Que por sua boa vontade, quis revelar-se a toda criação. Então, ao olharmos para a vida revelada na natureza. Sabemos que existe um Deus (Criador), porém, não temos detalhes acerca da sua pessoa, caráter e plano de redenção, através do Messias, Jesus Cristo! Todavia, através das Escrituras Sagradas, obtemos uma série de respostas para diversas perguntas acerca da vida, bem como, as revelações faltantes não encontradas na natureza.


Uma das revelações mais importantes das Escrituras Sagradas é que Jesus é a Palavra de Deus, que criou e mantém todas as coisas. Em Jesus, temos a mais completa revelação de Deus, ou seja, ele é a revelação tangível, visível do Deus invisível (Colossenses 1.15-16). Numa certa ocasião, Jesus explicou a Filipe (seu discípulo) que desejava ver o Pai, que conhecê-lo significava o mesmo que conhecer a Deus (João 14.9). Toda vez que desejarmos conhecer a Deus, por meio das Escrituras Sagradas, a nossa busca nos conduzirá a Cristo. 


Em João 1.1-3, o Apóstolo São João, inspirado pelo Espírito Santo, declara: – Jesus é o verbo vivo, que estava com Deus desde o princípio e por meio dele todas as coisas foram criadas –, ou seja, ele é a Palavra de Deus materializada em carne e sangue. Em outras palavras, a criação pertence ao seu Criador, e Jesus veio para reconciliar a humanidade que estava perdida e morta em seus pecados e delitos, para com Deus (Romanos 5).


Note, que ambos os autores, inspirados por Deus, ligam a vida o ministério e o propósito da vida de Jesus diretamente ao Criador. Tudo o que eles declaram a respeito do Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo esta ligado sistematicamente pela Palavra. Assim, também o nascimento, a morte, ressurreição e sua segunda volta de Cristo, pode ser compreendido e entendido, através da Palavra de Deus. Num verso muito conhecido dos Salmos 119:105, o salmista deixa claro que: “A Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz, para os nossos caminhos.” Logo, a Palavra de Deus é o LOGOS (Escrita) e o RHEMA (Revelação) de Deus.


Antes de darmos continuidade, gostaria de salientar o seguinte:


– Senão conhecermos as maneiras como Deus se revela, dificilmente, entenderemos os meios para nos relacionarmos com ele verdadeiramente. Por isso, continue lendo as manifestações de Deus para compreender melhor nos parágrafos seguintes.


A mais importante das revelações

A principal revelação e manifestação de Deus e a mais importante nas Escrituras Sagradas. Talvez, a chave para entendermos e compreendermos o conteúdo deste artigo. Foi aquela expressa por seu filho amado, Jesus Cristo. Acredito, que a principal dificuldade para os homens, nos dias de Jesus, aceitarem a sua divindade. Foi o fato de olharem para o Criador e Sustentador de todas as coisas e visualizarem um homem simples de carne e sangue. Assim, como eu e você! Chocante, você não acha? Mas para nossa satisfação e motivo de grande alegria, este foi o principal meio pelo qual o Pai se decidiu revelar e manifestar-se para toda humanidade.


A simplicidade da humanidade de Jesus Cristo vista pelos homens daquela época, não pode esconder o seu grande amor incondicional, que ele teve por cada um de nós. De acordo com as Escrituras Sagradas, Jesus Cristo era 100% homem e 100% Deus. Logo, podemos entender a passagem bíblica que diz que Deus comprou a Igreja como seu próprio sangue. Em algumas traduções, com o sangue do seu próprio filho (Atos 20.28). Assim, para exemplificar melhor, não temos como dizer que Jesus era 50% natureza humana e 50% natureza divina, isto significa dizer que o Senhor possuía 2 naturezas distintas. Mas na verdade ele tinha uma única natureza, pois era 100% homem e 100% Deus. Em termos de relacionamento (Adoração), não há como separar o Pai do Filho e do Espirito Santo.


Falarei mais sobre o agir do Espirito Santo através do homem, em outras oportunidades. Contudo, sistematicamente pelas Escrituras Sagradas, sabemos que só existe um único Deus na pessoa do Pai, do Filho e do Espirito Santo, ou seja, a famosa “Trindade”. Embora este termo (palavra) não apareça nas Escrituras. Todavia, numa visão bíblica sistemática das Escrituras, temos ensinos que nos levam a crer fielmente, nesta revelação de Deus para sua amada Igreja, nesses últimos dias. Ainda que, alguns discordem deste meu ponto de vista. Mas devemos respeitar, pois, cada um tem o seu ponto de vista. Não é verdade?


Assim, quando eu disse nos parágrafos anteriores, que o Deus revelado através do filho é uma chave para entendermos este artigo. Estava dizendo que o Criador queria no ensinar algo mais, além de se revelar e se manifestar aos homens. Veremos este conceito quando nos aprofundamos nos Estudo Bíblicos. Logo, é importante compreender que a trindade não só apresenta uma revelação e manifestação de Deus. Mas, também, que ela aponta para o relacionamento do homem para com Deus. Pois, o homem é considerado um ser trino, ou seja, que possui um espirito, alma e corpo de acordo com as Escrituras Sagradas (1 Tessalonicenses 5.23).


Deus se revela a quem ele quer

Jesus Cristo, após sua ressurreição, apareceu primeiramente a uma mulher chamada Maria Madalena. Posteriormente, ele se apresentou em pessoa para os seus discípulos (Lucas 24). Entretanto, o fato que mais me chamou atenção, foi quando ele caminhou com 2 (dois) de seus discípulos, que estavam à caminho de Emaús e ambos não o reconheceram (versículo 16). Porém, a Bíblia não diz de forma clara o porque eles não reconheceram Jesus. Todavia, usando de conjectura poderíamos levantar algumas possíveis situações. Contudo, prefiro fazer um simples comentário em relação ao versículos 30 e 31.


Nestes 2 últimos versículos, vemos o momento que os dois discípulos estavam com Jesus à mesa, quando o Mestre tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Imediatamente, seus olhos se abriram e conheceram o Senhor, que logo desapareceu-lhes. Enfim, podemos dizer tranquilamente, que o Senhor se revela a quem ele quer ou deseja se revelar. A Bíblia deixa claro, que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. (Hebreus 13.8) 


Conclusão: A revelação de Deus geral vs especial (Tipos de Revelação)

Ao lermos sobre as diferentes manifestações de Deus, podemos entender e compreender a disposição do criador, Deus altíssimo e soberano em querer se revelar para toda a sua criação. Pois, ele é o criador e sustentador de todas as coisas. Ele decide a quem quer revelar-se por seu grande amor e poder. Assim diz o salmista no capítulo 19 verso primeiro: Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19:1


Em Cristo, temos conhecimento da plena revelação do amor de Deus, pois o Pai está no filho e o filho está no Pai. Independe de qual seja a forma de revelação se geral ou especial. O importante é que Deus está no controle e na direção de todas as coisas. Visto que, pela sua revelação, recebemos a graça da salvação por intermédio da vida, morte e ressurreição do seu filho amado Jesus Cristo. Portanto, sejamos gratos e conscientes de um Deus, que por intermédio do seu imenso amor e poder se manifestou para todos aqueles que creem em seu nome.


Se você gostou desse artigo “A revelação de Deus geral vs especial (Tipos de Revelação)”, por favor, deixe o seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais para nos ajudar.



Recomendamos: Está à procura de um curso que ensina Teologia de Verdade. Saiba mais aqui: https://bit.ly/TeologiaPraValer





#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas