Publicidade

Deus escolhe chama capacita e envia

2 Comentarios

 

Deus escolhe chama capacita e envia
Deus escolhe chama capacita e envia

Deus escolhe chama capacita e envia — Na obra do Senhor, muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos de Deus.

 

O assunto de hoje é a chamada para o ministério na obra do Senhor. Existem, muitas dúvidas a respeito, alguns pré-julgamentos e até mesmo aqueles que não se sentem preparados para fazer a obra do Senhor.

 

Com base nessa premissa, resolvi escrever este 'post' para tratarmos sobre o assunto. Se esta mensagem falar ao teu coração, deixe seu comentário e compartilhe para nos ajudar. Amém!

 

Deus abençoe e tenha uma ótima leitura!


Introdução — Deus escolhe chama capacita e envia

que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,

2 Timóteo 1:9

Antes de apresentamos alguns personagens chamados por Deus na Bíblia e como eles foram usados no Reino de Deus. Primeiro, precisamos entender duas palavras muito importantes para aqueles que querem ser obreiros na obra do Senhor, “chamado” e “vocacionado”.

O chamado é o ministério geral da Igreja, ou seja, todos ouvem o chamado. Por exemplo, todos são chamados para salvação. Mas nem todos vão se dispor a fazer a obra de Deus.

O vocacionado é o ministério especial de alguns, ou seja, só vocacionado escuta o chamado para ser usado em áreas específicas na seara do Senhor. O vocacionado vê e senti no seu íntimo, que Deus tem algo a mais para sua vida, um propósito, além de ser salvo.

Contudo, todos fazem parte de um corpo e cada membro desse corpo tem o seu grau de importância para o Senhor. Todavia, Deus colocou cada um membro no corpo como quis (1 Coríntios 12.18). Enfim, o próprio Senhor separou os dons e ministérios e capacita cada um para cumprir seus propósitos.

Tanto, que a recomendação do Apóstolo Paulo é buscai com zelo os maiores dons (1 Coríntios 12:31). Enfim, você deve buscar com zelo os dons, sabendo que, Deus dá a quem quiser, para um propósito! Porem, nem todos receberão os mesmos dons, pois são específicos para cada situação.

 

Julgamentos e equívocos acerca dos servos de Deus

Alguns, pensam que porque a pessoa não deu certo na vida. Ela partiu para o ministério na obra de Deus, porque tudo deu errado e foi o que sobrou para ela. Primeiro, isso é um equívoco terrível! Pois, quando olhamos para as Escrituras Sagradas, vemos que Deus não chama desocupados, ou seja, pelo contrário, pois, todos estavam bem ocupados com suas profissões, antes de serem usados por Deus no ministério.

 

Segundo, Deus chama quem ele quiser para cumprir os seus propósitos. Ele não escolhe por saber mais, por “status” ou por qualquer outro requisito financeiro, ou não. Mas sim, Deus escolhe porque ele sonda e esquadrinha a mente e o coração do homem. Não importa quem seja, a quem ele escolhe, também capacita para atuar na sua obra.

 

Existem diversos personagens na Bíblia de posições elevadas ou não, de Reis a pastores de ovelhas. De pescadores iletrados a médico e Teólogos, todos foram usados como canal de bênçãos nas mãos do Senhor.

 

Quadro de Profissões e ministérios principais personagens Bíblicos

1° — Moisés era pastor de ovelhas (Êxodo 3:1) e se tornou um grande líder chamado por Deus para guiar o povo para saída da escravidão no Egito. Inspirado pelo Espírito de Deus escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia (a Torá) no Velho Testamento. Foi um grande homem usado por Deus, intermediador da velha aliança.


2° — Esdras era sacerdote e escriba (Esdras 7:6) e segundo os textos bíblicos, ele conduziu a segunda leva de exilados de volta a Jerusalém. Deus o usou grandemente para restaurar o povo, espiritual e moralmente. Embora não haja menção de sua autoria, alguns eruditos bíblicos acreditam que ele foi o autor de 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias.

 

3° — Neemias era copeiro do Rei Artaxerxes I na Pérsia (Neemias 2.1). Após orar a Deus a favor da triste condição de Jerusalém, Deus lhe usou grandemente como um grande líder para reunir o povo e reedificar os muros de Jerusalém. Apesar da ferrenha oposição, os muros foram reconstruídos em apenas 52 dias.

 

4° — Daniel era governador na Babilônia (Daniel 2.46-48), com 3 amigos Sadraque, Mesaque e Abednego deram um grande testemunho de temor, fidelidade e confiança em Deus. Além do conhecimento, inteligência e sabedoria, Deus lhe concedeu entendimento em toda visão e sonhos. O livro de Daniel é considerado o Apocalipse do Antigo Testamento, devido à riqueza das suas mensagens proféticas, revelações de Deus destinadas para seu povo. O próprio Senhor Jesus citou o seu livro em Mateus 24:15, dada a importância da sua mensagem recebida da parte de Deus. (Daniel 9:27)

 

5° — Amós era boeiro e agricultor (Amós 7:14) em Tecoa, aldeia de Judá. O ministério profético de Amós se desempenhou durante o reinado de Uzias, em Judá e Jeroboão II, em Samaria. Embora, não tivesse “status” de profeta, foi chamado por Deus para profetizar a rebelde Israel. Recebeu muitas visões e revelações acerca do tratamento de Deus para com a desobediência do povo. Assim, se tornou um grande profeta usado por Deus no seu tempo.

 

6° — Davi era Pastor de Ovelhas (1 Samuel 16:11), por meio do profeta Samuel, Deus o escolheu e o ungiu para ser um grande Rei em todo Israel. Sua vida, conquistas, erros e falhas foram registrados em diversas partes das Escrituras Sagradas. Servem de inspiração para edificar a nossa fé, influenciar a todos que desejam se aproximar mais de Deus. A maioria dos versos em Salmos foram escritos por Davi. Ele foi considerado um homem segundo o coração de Deus. Seu filho Salomão, também foi grandemente usado por Deus, com a unção de Deus e muita sabedoria construiu o primeiro Templo em Jerusalém, sendo o rei mais rico de todos os reinos.

 

7° — Pedro era um simples pescador (Mateus 4:18), foi escolhido pelo Senhor Jesus e se tornou um grande Apóstolo pregador do Evangelho. Sua vida, ministério e seu jeito de ser, tomam grande parte dos registros nos Evangelhos. Foi um grande Evangelista usado por Deus, as cartas de 1 e 2 Pedro são de sua autoria. Pedro esteve ao lado do Senhor Jesus na maior parte de sua vida e ministério. A história desse simples pescador contagiou e contagia muitas vidas, que desejam ser usados por Deus.

 

8° — Mateus (Levi) era cobrador de impostos (Mateus 9:9-11), estava bem ocupado nos seus afazeres, quando o Senhor o chamou para segui-lo. Devido sua profissão, não era bem-visto e aceito pela sociedade. Devido ao seu tipo trabalho, era bem-sucedido financeiramente. Porém, vivia uma vida vazia e sem esperança. Após receber o convite do Salvador, não hesitou em aceitá-lo largando tudo para segui-lo, vindo a se tornar Apóstolo e um grande pregador dos Evangelhos. Deus o escolheu e o capacitou, sendo o autor de uns dos Evangelhos mais lidos e estudados de todos os tempos, o Evangelho de Mateus.

 

9° — Lucas era médico (Colossenses 4:14), ele não andou com Jesus, porém, conheceu e andou com o Apóstolo Paulo. Seu interesse pela veracidade dos fatos, motivou-o numa grande pesquisa, que resultou na elaboração do Evangelho de Lucas e do Livro Atos dos Apóstolos. É nítido o trabalhar de Deus na vida e ministério de Lucas, fiel amigo e companheiro do Apóstolo Paulo nas suas viagens missionárias.

 

10° — Paulo (Saulo) era construtor de tendas, fariseu e teólogo (Atos 18:3, 22:3), era um ferrenho perseguidor dos primeiros cristãos. Após ter um verdadeiro encontro com o Senhor Jesus, houve uma genuína conversão. Sua vida e ministério nunca mais foram os mesmos. Após receber sua chamada, ingressou completamente na propagação do Evangelho de Jesus Cristo. Participou ativamente de 3 (três) viagens missionárias, que impactou o mundo em seus dias e ainda impacta até aos nossos dias de hoje. Autor de 13 cartas paulinas, Deus lhe usou grandiosamente, conferindo-lhe visões e revelações acerca da missão da Igreja até a segunda volta de Jesus Cristo. Sofreu e padeceu pelo verdadeiro Evangelho, até ser martirizado em Roma, por amor a Jesus Cristo.

Esses personagens são apenas alguns dos diversos existentes na Bíblia. Que tiveram suas vidas transformadas pelo poder da Palavra de Deus! Assim, Deus os escolheu e usou poderosamente para a propagação e cumprimento da sua Palavra para toda a humanidade.

 

Conclusão — Deus escolhe chama capacita e envia

O chamado é para todos, porque todos podem ouvir. Porém, a vocação, somente os vocacionados vêm e ouvem aquilo que nem todos podem ver ou ouvir. Todavia, Deus escolhe e capacita quem quiser para sua obra, não pela sua aparência, conhecimento ou capacidade, mas pela sua própria vontade que é soberana sobre todas as coisas.

 

Não se menospreze pelo que falam ao teu respeito. O homem escolhe e julga pela aparência, mas Deus vê e escolhe segundo o coração. Porque só Deus sonda e conhece o que está no coração do homem! Assim, se Deus te escolheu é porque ele sabe dos propósitos que ele tem para sua vida.

 

Vimos que Deus não chama desocupados ou capacitados. Pelo contrário, independente da sua profissão ou condição, ele chama quem quer e capacita segundo a sua vontade que é boa, perfeita e agradável. Assim, aqueles que são chamados e vocacionados por Deus para servirem na sua obra, mesmo que concordem ou não, é para honra e glória do nome dele.

 

Portanto, se você foi chamado por Deus, ore para ele mostrar a sua vocação. Para que esta chama queime no seu coração, com o desejo e o propósito para aquilo que você foi chamado para fazer na obra dele. Busque pelos melhores dons, capacite-se, estude a Palavra com afinco. Seja um canal de bênção nas mãos do Senhor para que o nome do Senhor possa ser glorificado.

 

Tenha em mente: Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Filipenses 1:6


Recomendamos: Está à procura de um curso que ensina Teologia de Verdade. Saiba mais aqui: https://bit.ly/TeologiaPraValer




#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

2 comentários:

  1. Gostei glória glória a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Paz de Cristo Jesus.
    Este antigo é muito maravilhoso, me Animou para continuar a minha chamada na Obra do Senhor Jesus, .

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas